<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 18, 2005

Falar de afectos... 

Image Hosted by ImageShack.us


É-me difícil falar de afectos. Escrevê-los é simples, mas verbalizá-los sempre foi muito difícil para mim. A maioria das vezes não sou capaz de dizer as palavras que os outros esperam ouvir. Isso não significa que não as sinta. Simplesmente não sou capaz.
Talvez seja esta a razão que me leva a dar tanta importância às palavras. Porque, muitas vezes, são elas que têm o poder de dar a conhecer aquilo que nos vai na alma. Os gestos ajudam, mas não chegam. Gestos e palavras completam-se. Nem só as palavras são suficientes para mostrar o que se sente, nem só os gestos cumprem essa missão. É a complementaridade de umas e de outros que transmite, de modo mais evidente, os afectos que nos acompanham.
Hoje, um Professor, naquela que seria a sua última aula de Direito da Família e das Sucessões na Faculdade, falou de afectos. Falou naqueles que criou ao longo dos seus 36/37 anos como docente naquela casa. Falou na dificuldade que as pessoas criam ali dentro, e não só, de falar de afectos. E fez-me pensar na minha própria dificuldade em falar de afectos. Reflecti e percebi que já cometi alguns erros pelo facto de não dizer o que sentia, e pelo facto de julgar que o que não me era dito não era sentido. Aprendi então, e reaprendi hoje que não se deve interpretar as palavras além daquilo que elas dizem, tão pouco tentar retirar significado dos silêncios a que outros nos sujeitam. Porque eu também tenho os meus silêncios, e porque eles não dizem mais do que são.
Percebi, já há algum tempo, que os afectos não se devem negar ou esconder. Devem ser vividos da melhor maneira possível. Para que se chegarem ao fim, ou deixarem de fazer sentido, termos a certeza de que os vivemos intensamente, como todos os afectos devem ser vividos.
É-me difícil falar de afectos. Por isso vou tentando escrevê-los e descrevê-los como os vejo, como os sinto, como gostaria, ou não, de os sentir. E assim vou escrevendo sobre afectos, sem saber muito bem como falar deles.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Pensamentos de outros...


moon phase
 
Músicas especiais...